Primeira Cruz não é uma terra só de belezas naturais e de gente de sorriso fácil e acolhedor, mas também é de homens e mulheres que se destacaram pelo Maranhão e Brasil com suas habilidades poéticas e literárias. Estamos falando de três conterrâneos que fizeram sucesso com seus escritos e são referência educacional e literária para a nossa cidade.
O primeiro deles, Charles Simões, é licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Premiado nacionalmente e internacionalmente, nos países Áustria e Argentina, nasceu em Primeira Cruz. Os contos escritos por Charles Simões, que também é professor, podem ser lidos na Antologia de Poesias, Contos e Crônicas da All Print Editora e também no 4º Catálogo Artístico da Literarte, documento escrito em português e alemão que tem o objetivo de difundir a cultura brasileira em outros países como Alemanha, Áustria, Hungria e República Tcheca.
O segundo, Alberico Carneiro, é responsável por duas edições do Memorial de Primeira Cruz, livro riquíssimo e que conta, em detalhes, o decorrer do processo de formação identitária de Primeira Cruz. Autor de diversas obras, nasceu em Primeira Cruz, no dia 15 de maio de 1945, e viveu a infância no Arquipélago de Farol de Sant‘Ana, no litoral oriental do Estado.
O terceiro, Tácito Borralho, nasceu em Primeira Cruz em 1948 e tem uma vasta experiência teatral, o que o qualifica como uma das maiores expressões do fazer teatral no Maranhão. Seu trabalho é reconhecido e respeitado nacionalmente, sendo responsável, inclusive, pela fundação do Espaço Laborarte e de diversos grupos de teatro, dança, poesia, blocos carnavalescos e entre outros.
0 Comentários