Coisas simples como cadastrar o cartão SUS, responder o censo do IBGE etc são fatores determinantes para as contrapartidas de recursos do Governo Federal aos municípios, contudo, a Prefeitura de Primeira Cruz está tento dificuldades com cidadãos naturais com residência na cidade que não responderam o censo 2022 e não têm cadastros em serviços como SUS, Assistência Social etc.
A falta desses números pode encolher diversos fundos municipais, inclusive o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O FPM é uma importante transferência de renda prevista em Lei aos municípios, composta de porcentagens do imposto de renda (IR) e do imposto de produtos importados (IPI).
Recursos da saúde e da Assistência Social também podem encolher, o que pode gerar problemas financeiros para a cidade. É pensando nisso que a Federação Maranhense de Municípios (Famem) está trabalhando numa busca ativa para recensear cidadãos com residência na cidade, revisitando pessoas e domicílios que não tenham sido incluídos no Censo ou de conterrâneos ausentes durante o recenseamento oficial.
Então, se você tem moradia em Primeira Cruz, fique atento ao processo de revisita aos domicílios. É importante para a cidade e para os cidadãos residentes.
0 Comentários