Os Agentes Comunitários de Saúde de e São Luís, acabam de receber uma importante vitória após anos de batalha na justiça. O processo coletivo movido em 2009, na gestão do então presidente do SINDACS, Sérgio Gutemberg, que buscava indenização do Centro de Integração de Apoio Profissional (CIAP), finalmente foi concluído com sucesso.

O advogado responsável pela causa, Dr. Mário, explicou que o CIAP não cumpriu com o pagamento das rescisões contratuais aos ACS's que mudaram para o regime público, como acordado. O processo coletivo foi feito em 2009 e representou todos os sócios do SINDACS, independente de estarem filiados na época ou não.

De acordo com o ex-presidente do SINDACS, Sérgio Gutemberg, este processo foi longo e difícil, e muitas pessoas desacreditaram que seria bem-sucedido. No entanto, ele sempre acreditou que a verdade prevaleceria e que o SINDACS garantiria o direito de seus membros. "Pode demorar mais, mas a verdade sempre aparece. De fato e de direito, o processo coletivo é da gestão Sérgio Gutemberg, que teve a coragem e a segurança de entrar com o processo em tempo hábil, garantindo o direito de todos", disse Gutemberg.

O resultado do processo é um dissídio coletivo, o que significa que a decisão vale para todos os sócios do SINDACS, mesmo aqueles que não participaram diretamente da ação. No entanto, agora qualquer pessoa pode adquirir seu próprio advogado para representá-la no processo individualmente, caso deseje.

Sérgio Gutemberg e outros ACS's comemoraram a vitória como um importante avanço para os direitos dos ACS's de São Luís, e espera que esta decisão sirva de exemplo para outras lutas em defesa dos trabalhadores da saúde.