Correligionários afirmam que prefeito voltou atrás; transporte deverá ser restabelecido em breve
Opinião: Primeira Cruz e Humberto de Campos são municípios limítrofes, e a trajetória de sua gente se confunde dentro da própria história das cidades. Há famílias tão grandes que atravessam lares de ambas as cidades, assim como profissionais que são de uma cidade e trabalham na outra. Lembro-me de meu saudoso avô que por décadas pescou nos mares de Santa Clara, reforçando um passado de duas cidades irmãs que nunca se negaram a fortalecer seus laços.
Atualmente, para além da MA-402, essas relações ainda são muito fortes, inclusive dependentes, quando nos deparamos com a pobre situação da região dos Lençóis Maranhenses. Estudantes que são de Primeira Cruz já atravessaram grandes mares em embarcações marítimas no seio do rio Alegre ao Periá, para estudar em Humberto de Campos.
Já para além da MA-402, a necessidade é o transporte terrestre. Transporte este que, recentemente, descontinuado pela Prefeitura de Humberto de Campos, revela o caráter insensível e com tons xenofóbicos de “filhos” das terras pré-lençóis, que podem não ter entendido o real legado do jornalista, escritor e poeta Humberto de Campos Veras, a quem batizou a Miritiba de São José do Periá com seu nome. Felizmente, após sérias pressões, o transporte foi restabelecido, contudo, há a necessidade de fazer uma reflexão sobre atitudes que ferem a irmandade de ambas as cidades.
A Prefeitura de Humberto de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, alegou que a descontinuidade da prestação do serviço aos alunos de Escolas do Estado se deve ao fato de que “tal situação fere a jurisdição de responsabilidade do Município de Primeira Cruz” e, por isso, “deixaremos de fazer o transporte de alunos residentes nos citados povoados”. Os alunos dos seis povoados, estudantes do Ensino Médio, não são dispensados da sala de aula, contudo, restou ao Estado a responsabilidade de fornecer o pagamento à cidade de Humberto de Campos para restabelecer o transporte.
Duramente criticado, sobretudo na esfera digital, onde as convergências midiáticas fluem, houve a sinalização do restabelecimento do transporte, o que deve, ao meu ver, ser aplaudido de pé, sobretudo para que se faça jus ao belo trabalho que está sendo desenvolvido na cidade de Humberto de Campos. O restabelecimento do transporte fortalece o legado de Luís Fernando e demonstra sensibilidade, sobretudo numa área tão importante para nossa região, como a educação.
0 Comentários