Humberto de Campos, 8 de agosto de 2024 – O ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Humberto de Campos, Zé Ribamar, se pronunciou nesta quinta-feira para esclarecer as recentes notícias que circulam nas redes sociais e em alguns blogs da capital, alegando que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) teria confirmado a desaprovação de suas contas referentes ao exercício de 2009.

Zé Ribamar iniciou sua declaração destacando que o que foi lido ontem no Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) foi apenas um ofício enviado pelo presidente da Câmara Municipal de Humberto de Campos ao presidente do TSE, informando sobre a desaprovação de suas contas. “Isso não é novidade nenhuma, porque todos vocês sabem que essa Câmara já desaprovou essa mesma prestação de contas por três vezes: em 2022, em 2023 e, por último, agora em abril de 2024”, afirmou.

Segundo ele, a decisão da Câmara Municipal foi comunicada ao TSE neste momento estratégico, visando criar um "fato político" em meio ao período de registros de candidatura, com o intuito de gerar dúvidas entre os eleitores sobre sua elegibilidade. Zé Ribamar ressaltou que sua assessoria jurídica está atenta à situação e tomará as providências cabíveis no momento oportuno.

O pré-candidato enfatizou que a desaprovação das contas pelo TCE-MA não torna ninguém inelegível automaticamente e expressou confiança na homologação de sua candidatura pela Justiça Eleitoral. "Nesta prestação de contas, pagamos mais de 60% do que determina a lei. Pagamos 61,98%, ou seja, em 2009, pagamos R$ 228 mil a mais do que era necessário. Toda essa documentação está autenticada pelo Banco do Brasil", destacou.

Por fim, Zé Ribamar tranquilizou seus apoiadores, afirmando que a justiça prevalecerá e que sua candidatura será confirmada. “Fiquem tranquilos, fiquem com Deus, e que Deus nos proteja e nos abençoe”, concluiu.