O protagonismo político, social e cultural de mulheres em Primeira Cruz foi bastante relevante no ano de 2022. Dezenas de mulheres, entre elas professoras, lideranças comunitárias, lideranças políticas, sindicais e gestoras municipais tiveram destaque nas áreas política, social e cultural. Aproveitamos este mês de dezembro para ressaltar o trabalho desenvolvido por três dessas mulheres que tiveram grande destaque na luta pela emancipação feminina e pela atuação política e social na cidade.


A primeira delas, Marineth Brandão, mãe e mulher dedicada à sua vida profissional e social, que revolucionou o modo de gerir o Farol do Saber, atuando firmemente com um trabalho dedicado à promoção literária. Marineth também atuou firmemente em conselhos de segurança pública e na Igreja Católica Municipal.

A segunda, Cláudia Rodrigues, presidente da Associação de Pescadores do Vale do Rio Preguiças, com sede em Primeira Cruz, que teve papel social importante no apoio a pescadoras da região, além de se tornar uma liderança política revelada nas eleições gerais em 2022.

A terceira é a vereadora Célia Malheiros, a única vereadora mulher presente na Câmara Municipal de Primeira Cruz. Célia participou de inúmeras sessões parlamentares no município, além de realizar diversas indicações e projetos de Lei na cidade. Com um trabalho social dedicado à defesa das políticas públicas para as mulheres.

Entre outras dezenas mulheres de destaque, lembramos também o trabalho desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação, Sra. Rosângela Serra, além da primeira-dama, dona Mirena Silva Rosa, e a Presidente do Sindicato dos Professores, Profa. Diana Lílía.