São Luís, 12 de maio de 2023 - O Sindicato dos Técnicos em Agente Comunitários de Saúde do Estado do Maranhão (SINTASCE MA), marcou presença no debate sobre a gratificação do Previne Brasil e PQA VS, realizado nesta quinta-feira (13) na capital São Luís.

O debate contou com a presença de representantes dos sindicatos, além de profissionais da área da saúde, como agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).

O SINTASCE MA foi o único sindicato a participar do debate e defender os interesses dos ACS e ACE de São Luís. Segundo a presidente do sindicato, Sérgio Gutemberg, a gratificação é um direito dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

"Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias estão na linha de frente do combate à pandemia, enfrentando diariamente os riscos de contágio. Eles merecem o reconhecimento e a valorização por parte do governo, através dessa gratificação", afirmou Maria Silva.

A gratificação do Previne Brasil e PQA VS foi criada para incentivar a melhoria dos indicadores de saúde nos municípios brasileiros. Ela é destinada aos ACS e ACE que atuam no Programa Previne Brasil e no Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (PQA VS).

O SINTASCE MA continuará acompanhando as discussões sobre a gratificação e lutando pelos direitos dos trabalhadores da saúde do estado do Maranhão. "Nós somos a força que une os trabalhadores da saúde, e vamos continuar lutando para garantir os seus direitos", concluiu Maria Silva.