A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou uma reunião com a Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB-MA) na última segunda-feira, 8 de maio, para formalizar um acordo de cooperação técnica (ACT) para o uso do sistema de votação Helios Voting. O Sistema será empregado na Consulta Pública para os cargos de reitor e vice-reitor da UFMA. Enquanto isso, a OAB-MA o utilizará na eleição para o Quinto Constitucional.
Estiveram presentes na reunião o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o vice-reitor, Marcos Fábio; o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho; o superintendente de Tecnologia da Informação da UFMA, Anilton Maia e equipe; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência da UFMA, Walber Pontes; o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva; e o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Mauro Ferreira.
O sistema de votação online Helios permite eleições baseadas na internet com auditoria pública aberta (verificação de eleitor a eleitor - E2E). É um software gratuito com um mecanismo altamente seguro para a computação e contagem de votos eletrônicos que criptografa os votos antes de enviá-los pela rede. Os eleitores são identificados por login individual e senha de acesso ao ambiente de votação, e o sistema permite que cada eleitor audite seu próprio voto. O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do Grupo de Criptografia e Segurança da Informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais já utilizam o sistema Helios para suas eleições internas, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Helios também é usado por Institutos Federais, como o Instituto Federal do Pará (IFPA), o Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Fluminense (IFF), entre outros. Organizações públicas como a Defensoria Pública da União e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, bem como sociedades científicas como a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), entre outras, também utilizam o sistema para a eleição de suas diretorias. Instituições internacionais, como a Universidade de Harvard (EUA), a Universidade de Princeton (EUA) e a Universidade Católica de Leuven (Bélgica), entre outras, também avaliaram e adotaram Helios Voting.
0 Comentários