Primeira-cruzense representará conselheiros tutelares de todo o Estado do Maranhão em Brasília, durante Conferência Nacional


São Luís, 21 de Agosto de 2023 - Nos dias 18 e 19 de Agosto, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA-MA) promoveu a XII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na cidade de São Luís. Com o tema "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", o evento reuniu representantes de 158 municípios dos 217 que compõem o estado.

Um destaque importante foi a presença ativa da delegação do município de Primeira, que enviou quatro representantes para a conferência. Essa delegação incluiu membros do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e da Sociedade Civil.

Entre os eleitos para a Conferência Nacional é a Conselheira Tutelar Maria de Jesus, conhecida como Dadá, que representará os Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão. A escolha dela reflete o reconhecimento de sua trajetória e dedicação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Além das discussões locais, a conferência estadual teve um escopo mais amplo, já que as propostas aprovadas serão encaminhadas ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que realizará sua Conferência Nacional em Brasília no próximo mês de Novembro. Para isso, também foram eleitos delegados estaduais que terão a responsabilidade de representar o Maranhão no evento nacional.



A XII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente reforça o compromisso do Maranhão em garantir que as vozes das crianças e adolescentes sejam ouvidas e que medidas eficazes sejam adotadas para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, assegurando um futuro melhor para essa parcela fundamental da sociedade.