Estrutura de cais abandonado da Petrobrás em Caeté (Primeira Cruz) se despeçada; ferragens estão à deriva no Rio Alegre
Uma estrutura de Cais que está abandonada há mais de 40 anos no povoado Caeté, em Primeira Cruz, se deteriora aos poucos. As ferragens se desprederam na manhã do último domingo, 6, trazendo riscos à comunidade de pescadores locais no Rio Alegre
Um vídeo feito por colaboradores do INFORMA Primeira Cruz mostraram os destroços de parte do cais que flutuam sobre o Rio Alegre, em Caeté. Na ocasião, há a necessidade de atores sociais locais unirem-se no sentido de pleitear compensação histórica por conta do abandono das estruturas.
SOBRE A HISTÓRIA
Nos anos 70 e 80, o Brasil realizou, por meio da Petrobrás, uma busca ativa de recursos naturais e minerais em todo o território brasileiro, denominada RADAM. O Presidente da República, nessa época, era Emílio Garrastazu Medici, que desenvolvia um Projeto de Integração Nacional. Na ocasião, nos Lençóis Maranhenses, houve prospecção de gás natural, além de petróleo, contudo, em pese a descoberta da grande bacia petrolífera de Barreirinhas, os esforços foram concentrados naquela região, fazendo com que toda a estrutura de prospecção em Caeté (Primeira Cruz), fosse abandonada.
0 Comentários