Conheça a escritora Dulcinéia Espíndola, que será homenageada pela Câmara Municipal de Humberto de Campos na tarde desta quarta, 17

Câmara de Humberto de Campos realiza Sessão Solene para homenagear a escritora Dulcinéa Espíndola

A Câmara Municipal de Humberto de Campos realiza, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, uma Sessão Solene dedicada à entrega da Moção de Aplausos à renomada escritora, pesquisadora e economista Dulcinéa Lopes Espíndola dos Santos. O evento celebra a trajetória de uma das intelectuais mais respeitadas da região, reconhecida por seu trabalho de preservação da memória local.

Programação do Legislativo


As atividades no Plenário da Câmara Municipal, localizado na Rua Nova, bairro Gomes, seguirão o seguinte cronograma:

  • 17:30: Sessão Ordinária.

  • 19:30: Sessão Solene de homenagem à escritora.

A cerimônia poderá ser acompanhada pelos cidadãos através do site oficial da Câmara Municipal (www.cmhumbertodecampos.ma.gov.br) ou presencialmente.


A Homenageada: Vida e Obra

Nascida no povoado Periá em 1947, Dulcinéa Espíndola construiu uma carreira sólida na administração pública e na literatura. Graduada em Economia pela UFMA e especialista em áreas como Estatística Educacional e População Sustentável, atuou por décadas na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.

Seu maior legado literário e histórico é a obra "De Miritiba a Humberto de Campos – Trajetória Histórica", lançada em 2005. O livro é considerado um resgate fundamental da transição da antiga Vila de Miritiba para o atual município, explorando as raízes da terra natal do escritor Humberto de Campos, membro da Academia Brasileira de Letras.

Além de sua contribuição intelectual, Dulcinéa é reconhecida pela comunidade por:

  • Pesquisa Histórica: Atuar como guardiã da memória de personagens marcantes e eventos como a Guerra dos Balaios.

  • Sensibilidade Artística: Registrar, através de fotos e textos, as paisagens e a alma humbertuense.

  • Devoção Cultural: Manter tradições locais há mais de 30 anos, como a montagem de presépios e a participação ativa no Festejo de Sant’Ana.

A homenagem desta quarta-feira ratifica o reconhecimento do Poder Legislativo à "reputação ilibada e conduta exemplar" de uma mulher que dedicou sua vida ao serviço público e à preservação da identidade cultural de Humberto de Campos.

Postar um comentário

0 Comentários